Notícia
Governo garante 270 milhões com nova CES
A "recalibragem" da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) - que o Governo anunciou como medida transitória para compensar com o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) à convergência das pensões da CGA com o privado - deverá garantir aos cofres do Estado cerca de 270 milhões de euros do buraco orçamental de 388 milhões de euros que será necessário acomodar, noticia o Diário Económico.
Os pensionistas contribuirão assim com a fatia de leão, a que se somam mais 120 milhões de euros decorrentes do novo aumento das contribuições de funcionários públicos e pensionistas para a ADSE, cuja taxa deverá subir dos actuais 2,5% para um desconto acima dos 3%.
Os pensionistas pagam 70% dos 390 milhões do plano B, enquanto a mexida na ADSE vale o resto.
Os pormenores destas medidas ainda não são conhecidos. O Governo revelou na semana passada que ia implementar medidas transitórias para poder compensar o chumbo do Tribunal Constitucional sobre a convergência de pensões da CGA.
O ministro da Presidência, Marques Guedes, adiantou que os pormenores referentes as estas medidas deverão ser conhecidos em breve, sem adiantar mais informação.