Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Beneficiários do CSI com ligeiro aumento depois de quebra expressiva em junho

O número de pensionistas que recebem o complemento solidário para idosos teve um acréscimo de 0,4% em julho depois da queda significativa no mês anterior após reavaliação de rendimentos que ditou o fim do CSI para 21 mil pessoas.

  • 1
  • ...

O número de pensionistas que recebem o complemento solidário para idosos (CSI) voltou a subir em julho, depois de uma quebra significativa no mês anterior devido à reavaliação de rendimentos. Em junho, cerca de 21 mil beneficiários deixaram de receber esta prestação após uma reavaliação de rendimentos, 90% dos quais por terem rendimentos de capital, prediais ou património imobiliário, tal como noticiado pelo Negócios.

No mês de julho, verificou-se um acréscimo de 565 beneficiários do CSI, ou seja, um aumento de 0,4% face a junho. 
 
O CSI é uma prestação que é dada aos pensionistas que, cumprindo uma série de outros critérios, tenham "recursos" anuais inferiores a 5.858,63 euros ou a 10.252,60 euros no caso de um casal. O valor do património e o rendimento dos filhos também conta. Este valor de referência, ao qual é descontado o rendimento para se apurar o apoio, aumentou 50 euros (ou 11,4%, para 488,21 euros por mês) este ano, numa tentativa de aproximação ao limiar de pobreza, o que ajuda a explicar o facto de o apoio médio ter subido quase 32%. 




Quando foram publicados os dados referentes a junho, a presidente do Instituto de Segurança Social, Ana Vasques, explicou que houve "um conjunto de beneficiários que por terem outros rendimentos de capital, prediais, de património imobiliário [excluindo habitação própria] acabaram por deixar de reunir as condições" de acesso ao apoio. Assim, em junho, registou-se uma queda de 21 mil beneficiários face a maio, o que representa uma descida de 14%. E menos 23 mil do que um ano antes. 


O valor médio da prestação foi de 143,85 euros em julho, representando um aumento de 32,1%, em termos homólogos, refere a síntese de informação estatística da Segurança Social.

Ver comentários
Saber mais CSI beneficiários complemento solidário para idosos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio