Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pfizer confirma compra da Medivation

A Pfizer confirmou esta segunda-feira a compra da empresa biotecnológica Medivation. A operação avalia esta última em cerca de 14 mil milhões de dólares, mais de 12 mil milhões de euros.

WikiLeaks expôs linhas ténues entre política e multinacionais
22 de Agosto de 2016 às 13:37
  • ...

A notícia foi avançada este domingo mas a confirmação chegou apenas esta segunda-feira, 22 de Agosto. A Pfizer, escreve o Wall Street Journal, revelou esta segunda-feira que chegou a acordo para adquirir a Medivation por 81,50 dólares por acção, o que avalia a empresa em cerca de 14 mil milhões de dólares – 12,35 mil milhões de euros. O negócio deverá estar concluído até ao final do ano e está ainda sujeito ao aval das autoridades norte-americanas da concorrência.

Segundo a mesma fonte, o anúncio desta operação coloca um ponto final em meses de licitação pela Medivation, uma das empresas biotecnológicas independentes mais apetecíveis. A atractividade desta companhia reside no Xtandi, o medicamento desenvolvido pela biotecnológica para o cancro da próstata. Os analistas consultados por esta publicação indicaram que este remédio gera já cerca de 2 mil milhões de dólares em vendas anuais e tem potencial para mais do que duplicar este valor.  

Além do medicamento para o cancro da próstata, segundo a Bloomberg, a Medivation está também a trabalhar em dois produtos experimentais que vão assim passar para o domínio da Pfizer: um remédio para combater o cancro da mama e outro para tratamento dos linfomas.

O CEO da Pfizer, Ian Read, citado pela agência noticiosa, disse em Maio que estava interessado em comprar activos que estivessem em fase mais avançada uma vez que a empresa já estava a trabalhar em vários medicamentos na fase inicial.


Além disso, adianta a mesma agência, este acordo entre a Pfizer e a Medivation representa um golpe para outra farmacêutica: a Sanofi. As duas companhias estiveram durante vários meses a negociar uma potencial aquisição da Medivation.

Os medicamentos para combater as doenças cancerígenas, escreve o Wall Street Journal citando a EvaluatePharma, são um dos grandes focos da indústria farmacêutica. As vendas mundiais destes medicamentos atingiram perto de 80 mil milhões de dólares, registando crescimentos de mais de 10% ao ano.

A Medivation é uma das poucas empresas biotecnológicas independentes que disponibiliza tratamentos para o cancro aprovados pelas autoridades e com vendas. O jornal norte-americano revela que David Hung, CEO desta empresa, decidiu fundá-la após ter visto um paciente, de 28 anos, morrer com cancro da mama enquanto trabalhava em oncologia.

Ver comentários
Saber mais Pfizer Ian Read David Hung Wall Street Journal Bloomberg
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio