Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nove meses depois, a vitória no euro de futebol trouxe mais bebés?

A 10 de Julho de 2016, Portugal foi às nuvens quando a selecção portuguesa se sagrou campeã europeia de futebol. Nove meses depois, houve  reflexos disso nas maternidades?  

Pedro Simões
15 de Maio de 2017 às 14:32
  • 5
  • ...

A notícia correu o mundo à velocidade da luz: nove meses depois da mítica vitória da selecção de futebol da Islândia frente à toda-poderosa Inglaterra houve um inusitado aumento do número de nascimentos naquela ilha nórdica. É verdade que a vitória foi celebrada com enorme entusiasmo pelos islandeses que invadiram as ruas numa onda humana de júbilo, mas o entusiasmo ficou por aí.

Ao contrário do que muitos gostariam de crer, tal feito não levou os islandeses a procriarem mais. Tudo começou com um tweet de um alegado obstetra islandês que terá escrito que o número de epidurais dadas no hospital atingiu um recorde, precisamente nove meses depois da vitória frente a Inglaterra. O tweet escrito no dia 27 de Março rapidamente passou para os jornais locais e um dia depois estava em reputados jornais de todo o mundo, inclusive em Portugal.

O tweet terminava com um smile ;) a que poucos deram importância. Mas quem se deu ao trabalho de contactar o desconhecido islandês depressa percebeu que a notícia não tinha fundamento. Foi o caso do jornal francês Parisien, ao qual o médico islandês explicou que notou um aumento do número de epidurais e achou graça à coincidência temporal. "Mas isso não deve ser levado a sério, não há nenhuma estatística que o confirme", afirmou ao jornal.

Os mais crédulos na força emotiva do futebol sentir-se-ão tentados a acreditar que se a Islândia tivesse vencido o torneio europeu de futebol a história teria sido diferente. Na Islândia, nunca saberemos, mas em Portugal já podemos responder à questão: a vitória de Portugal no Europeu de Futebol e os festejos que se seguiram tiveram algum efeito imediato na natalidade? Não.

Segundo as estatística do teste do pezinho (que é feito nos primeiros três a seis dias de vida do bebé), facultadas ao Negócios pelo Instituto Ricardo Jorge, realizaram-se em Abril de 2017 (recorde-se que Portugal venceu o Europeu no dia 10 de Julho) 6.224 testes, menos do que no mesmo mês de qualquer um dos três anos anteriores. E em Março? O número foi o mais alto dos últimos três anos, mas o crescimento homólogo é inferior ao verificado em qualquer um dos anos anterior. Ou seja, o aumento foi inferior ao que ocorreu em Março dos anos anteriores.

Porém, isto não significa que não possa haver uma relação entre finais felizes desportivos e a natalidade. Houve casos reportados nos Estados Unidos e na Europa, bem perto de Portugal, há um exemplo muito falado respeitante ao desempenho brilhante da equipa de futebol do Barcelona, que em Maio de 2009 venceu três competições, com documentados efeitos no número de nascimentos nove meses depois.

Ver comentários
Saber mais Europeu de Futebol Euro 2016 selecção portuguesa Portugal nascimentos natalidade teste do pezinho bebés
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio