Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Municípios querem gerir horários de centros de saúde

"Gerir horários, gerir a manutenção, o pessoal auxiliar e administrativo e serviços disponibilizados à população" são as competências pretendidas pelos Conselhos Metropolitanos de Lisboa e Porto no caso dos centros de saúde.

20 de Fevereiro de 2018 às 11:57
  • ...

A descentralização pretendida pelo Governo não pode passar unicamente pela passagem do edificado de serviços públicos para as autarquias. Tem de passar pela sua gestão. A decisão sobre os horários de trabalho dos centros de saúde é um dos exemplos de poderes que os municípios querem ter, segundo assumido ao Jornal de Notícias pelo Conselho Metropolitano do Porto, em sintonia com o congénere da região de Lisboa.

 

"Queremos intervir nos horários dos centros de saúde. Estão desajustados. Quem trabalha não consegue ir fora do horário laboral", afirmou ao JN Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia que lidera o Conselho Metropolitano do Porto e que, esta terça-feira, 20 de Fevereiro, participa numa cimeira conjunta com o Conselho Metropolitano de Lisboa, presidido por Fernando Medina, o edil da capital.

 

O funcionamento durante a noite, "até às 23:00 ou 00:00", é uma das propostas avançadas ao jornal pelo líder do Conselho Metropolitano do Porto. "Gerir horários, gerir a manutenção, o pessoal auxiliar e administrativo e serviços disponibilizados à população" são as competências pretendidas pelo poder local no caso dos centros de saúde.

 

Na cimeira desta terça-feira, haverá uma reunião preparatória para a resposta ao pacote de descentralização que as duas áreas querem propor ao Governo. Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, não pode haver a "mera resolução de problemas pontuais, de licenças, pequenas obras e arranjos em escolas e centros de saúde".

 

Já desde Janeiro que se sabe que as áreas metropolitanas queriam avançar com uma contraproposta relativa à descentralização, nomeadamente por pretenderem "ir mais longe" no processo. Em Março, haverá negociação com os presidentes de todos os municípios das regiões para depois haver a negociação com o Executivo. 

Ver comentários
Saber mais Eduardo Vítor Rodrigues Conselho Metropolitano do Porto Conselho Metropolitano de Lisboa Fernando Medina descentralização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio