Notícia
Lisboa fecha museus e teatros para conter coronavírus
A Câmara de Lisboa divulgou o plano que vai colocar em prática no município para conter a propagação do coronavírus e que passa pelo encerramento de uma série de museus e teatros até 3 de abril.
Os museus, galerias e bibliotecas municipais geridos pela câmara de Lisboa vão fechar ao público a partir desta quarta-feira, 11 de março e assim se manterão pelo menos até 3 de Abril, anunciou a autarquia em comunicado. Também os Teatros Municipais de São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto fecham portas e o mesmo acontecerá com o Padrão dos Descobrimentos e o Cinema São Jorge.
Este encerramento vem no seguimento das medidas temporárias para reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19 tomadas pela câmara municipal de Lisboa. Para já, apenas os parques e jardins de gestão municipal se manterão abertos ao público, incluindo o Castelo de São Jorge.
Também as atividades desportivas promovidas pelo Município em recintos fechados, caso das Olisipíadas, vão ser suspensos e encerradas as piscinas geridas pelo Município e Juntas de Freguesia.
As visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município ficam igualmente suspensas, bem como quaisquer visitas de estudo ou passeios que envolvam a comunidade escolar promovidas pela câmara ou com recurso ao serviço de transportes da autarquia.
Só as feiras e mercados se manterão "por enquanto" em funcionamento, sendo reforçadas "as ações de formação e prevenção já em curso". A câmara assegura também que os serviços de atendimento ao munícipe se manterão em funcionamento.
Já esta terça-feira, a câmara do Porto anunciou também que decidiu encerrar os teatros e museus e mandou cancelar todos os eventos públicos até 3 de abril.
(notícia atualizada às 16:40 com mais informação)