Notícia
Irlandesa Shire rejeita oferta de 49,4 mil milhões de euros da Takeda
A farmacêutica irlandesa Shire rejeitou uma oferta de compra da japonesa Takeda no valor de cerca de 49,4 mil milhões de euros. A Allergan poderá entrar na corrida pela Shire.
Num comunicado emitido esta quinta-feira à tarde, a Takeda confirmou ter feito uma oferta de 46,5 libras por acção (53,5 euros) da Shire que foi rejeitada pela empresa cotada no índice FTSE 100.
Entretanto, a Reuters, citando fontes próximas, refere que a multinacional Allergan, fabricante de botox e de outros produtos farmacêuticos, estará em negociações para a compra da Shire. As fontes referem que não é claro se a Allergan, sedeada em Dublin, apresentou alguma proposta.
A Shire revelou que esta foi a terceira oferta feita pela Takeda e que as negociações prosseguem para uma "proposta mais atractiva".
A concretizar-se a fusão, a nova empresa teria um volume de vendas de perto de 25.300 milhões de euros anuais, similar ao da farmacêutica britânica AstraZeneca.
Alguns analistas consideram que a Takeda poderá enfrentar dificuldades para financiar a operação, uma vez que a empresa nipónica está avaliada em cerca de 30,5 mil milhões de euros.