Notícia
Há mais “duas ou três situações” de covid-19 em doentes que estavam internados
Os doentes em causa estão no Hospital de Santa Maria e na região Norte, segundo revelou a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, no mesmo dia em que foi divulgado o primeiro caso de recuperação da doença em Portugal.
Existem mais "duas ou três situações" idênticas à dos doentes que estavam internados nos hospitais com pneumonia, e aos quais foi mais tarde diagnosticada a covid-19.
Foram "identificadas com critério de caso já depois de estarem internadas, mas estão bem", disse em conferência de imprensa Graças Freitas, Diretora-Geral de Saúde (DGS).
Os novos casos foram identificados no Hospital de Santa Maria (onde surgiu o primeiro caso de infeção num doente internado) e num hospital da região Norte que a responsável não identificou.
Sobre a possibilidade de cancelar consultas e cirurgias noutros hospitais, tal como será feito no caso do Hospital São João, a responsável indicou que depende da pressão a que a unidade hospitalar está sujeita.
Até esta manhã havia 78 casos de covid-19 confirmados em Portugal, e a tendência de subida.
"Todos os dias vão surgir novos casos, mais do que no dia anterior, mas ainda não estamos num aumento exponencial", disse a responsável.
Questionada sobre uma eventual decisão de encerramento de escolas, a responsável não afastou qualquer cenário.
"As autoridades e o Governo tomarão as medidas que considerarem adequadas em cada momento".