Notícia
Cogumelos mágicos seguem passos da canábis para uso medicinal
Com a legalização da canábis a espalhar-se pelo mundo, outra droga alucinogénica tenta seguir os mesmos passos: os chamados cogumelos mágicos.
Em maio, Denver, capital do estado do Colorado, nos EUA, aprovou a descriminalização do fungo que contém psilocibina, um composto psicodélico popularizado pela contracultura dos anos 60. Oakland, na Califórnia, seguiu o exemplo de Denver algumas semanas depois, e o estado de Oregon tenta votar uma medida semelhante em 2020.
Os defensores dos cogumelos mágicos dizem que o fungo tem um potencial medicinal inexplorado que pode ser tão grande como o da canábis, particularmente para o tratamento da depressão e do vício. A FDA, agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, concedeu o estatuto de "terapia inovadora" em outubro à Compass Pathways, que planeia testar os cogumelos para casos de depressão resistente a tratamentos, acelerando o processo de desenvolvimento. A empresa londrina diz que atualmente realiza testes clínicos em larga escala na Europa e na América do Norte.
Nos últimos anos, investigadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que a psilocibina causa uma redução "rápida e sustentada" da ansiedade e da depressão em pacientes com cancro em estágio avançado. E psiquiatras da Universidade Johns Hopkins descobriram que os cogumelos podem ajudar pessoas a parar de fumar. Outro estudo descobriu que o psicodélico também pode reduzir a dependência do álcool.
"As aplicações médicas e terapêuticas tornam-se inquestionáveis num mundo onde a depressão é uma das doenças mais comummente diagnosticadas", disse Ronan Levy, ex-executivo da Aurora Cannabis e cofundador da Field Trip Ventures, uma start-up de Toronto com foco em psicodélicos terapêuticos, como cogumelos.
Ao contrário da canábis, no entanto, pesquisas sobre as aplicações médicas da psilocibina são limitadas pelo facto de a droga permanecer ilegal em praticamente todos os sítios. Denver, por exemplo, tornou o uso pessoal e a posse de cogumelos alucinogénicos "a menor prioridade de segurança da cidade", mas vender e distribuir esse tipo de fungo ainda é ilegal.
(Texto original: First Pot, Then Magic Mushrooms? Decriminalization Is Spreading)