Notícia
Cavaco começa a ouvir partidos na terça-feira
As audições com os partidos políticos, para a formação do próximo governo, vão decorrer nos próximos dias 20 e 21 de Outubro, adiantou a Presidência da República em comunicado. O novo Parlamento deverá reunir pela primeira vez a 22.
O Presidente da República "conhecidos que foram, ontem [terça-feira, 14], os resultados eleitorais dos círculos da Europa e Fora da Europa nas Eleições Legislativas", ouvirá "nos próximos dias 20 e 21 de Outubro, os partidos políticos que elegeram Deputados à Assembleia da República", informou esta quinta-feira a presidência da República em comunicado.
Segundo prevê a Constituição da República Portuguesa (CRP), depois de ouvidos os partidos políticos e "tendo em conta os resultados eleitorais, o Presidente da República deverá convidar o próximo primeiro-ministro para formar Governo.
Entretanto, está já agendada para o dia 22 de Outubro a primeira reunião do novo Parlamento, com os 230 deputados eleitos nas legislativas de 4 de Outubro.
Já hoje, a Presidência da República emitiu um outro comunicado em que que rejeita notícias publicadas na comunicação social de acordo com as quais Cavaco se recusaria a dar posse a um Governo à esquerda (PS/BE/PCP) preferindo antes a nomeação de Pedro Passos Coelho, ainda que com um governo minoritário.