Notícia
Syriza elege 145 deputados com 50% dos votos contados
Alexis Tsipras já admitiu a vitória, afirmando que tem um trabalho duro pela frente. Com 50% dos votos contados o Syriza consegue 35,5%, o que, com os deputados eleitos pelos Gregos Independentes, renova a maioria absoluta.
As urnas fecharam na Grécia às 19h locais (17h de Lisboa) e às 20h de Lisboa já estão contados 50,33% dos votos, de acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério do Interior grego.
Com estes votos contados, o Syriza, liderado por Alexis Tispras, segue com 145 deputados eleitos ou 35,54% dos votos, o que sozinho não lhe dá uma maioria absoluta, já que precisa de 151 mandatos.
Contudo, com os votos conseguidos pelo partido que lhe deu o apoio na última legislatura, os Gregos Independentes, já consegue renovar a maioria absoluta. O partido da coligação consegue 10 deputados (3,70% dos votos).
O Potami, também visto com um potencial parceiro de coligação do Syriza, segue com 10 de deputados eleitos (3,93%).
Já o Nova Democracia, cujo líder já assumiu a derrota, está com 28,08% dos votos, o que lhe confere 75 mandatos.
O Aurora Dourada, partido de extrema direita, continua a ser a terceira força política mais votada, com 7,12% dos votos, ou 19 deputados eleitos.
Em quarto lugar surge o PASOK, com 6,41% dos votos ou 17 deputados.
E em quinto lugar os comunistas do KKE, com 5,47% ou 15 mandatos.
Já a Unidade Popular, que nasceu da cisão que houve no Syriza após o acordo alcançado entre Alexis Tsipras e os credores, segue com 2,83% dos votos, o que não chega para conseguir eleger qualquer deputado, sendo necessário um mínimo de 3%.