Notícia
Sondagem: PS e BE próximos de maioria absoluta sem PCP
A última sondagem da Eurosondagem para o Expresso/SIC mostra que o PS e o Bloco de Esquerda voltaram a subir nas intenções de voto. Em conjunto, conseguem um valor que lhes poderia dar maioria absoluta, sem precisarem do PCP.
O Partido Socialista voltou a subir na última sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC, conseguindo 35,5% das intenções de voto, o que corresponde a um aumento de 0,5 pontos percentuais face à sondagem de Julho.
Já o PSD mantém-se com 32,5% das intenções de voto.
Os resultados desta sondagem mostram ainda um aumento da percentagem de votos que o Bloco de Esquerda conseguiria captar caso as eleições fossem hoje. Sobe para 9,7%, sendo a terceira força política com mais expressão no Parlamento.
Assim, PS e BE conseguem 45,2% das intenções de voto, o que poderá significar que os dois partidos ficariam com maioria absoluta. Em 2005, como realça o Expresso, José Sócrates conseguiu 45,03% dos votos nas eleições, o que correspondeu a 121 deputados do PS, tendo assim conseguido maioria absoluta. O parlamento é composto por 230 deputados.
Em queda está o PCP, que perde nesta sondagem 0,2 pontos para 7,8%, bem como o CDS, que fica com 6%, menos 0,5 pontos.