Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: PS recupera, PSD cai. Costa sobe, Rio continua em último

O PS regista uma ligeira subida no barómetro político de janeiro da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã. Já o PSD desce, também de forma ligeira. Na avaliação dos líderes partidários, Costa reocupa o primeiro lugar e Rio continua em último.

Miguel Baltazar
11 de Janeiro de 2019 às 11:27
  • 20
  • ...

O PS recuperou ligeiramente na intenção de voto legislativo no barómetro político de janeiro da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã. Os socialistas sobem dos 37% de dezembro de 2018 para 37,7% no primeiro mês do ano, interrompendo um ciclo de quedas sucessivas que se vinha verificando desde setembro do ano passado. Já o PSD desceu de 24,7% para 24,1% entre dezembro e janeiro, o que se traduz na terceira descida consecutiva neste barómetro.

A par do PS, também o CDS e a CDU registam subidas no barómetro político. O partido liderado por Assunção Cristas passou de 8,7% em dezembro para 9,4% em janeiro, o que lhe permite reconquistar o estatuto de terceira força política com maior intenção de voto, ultrapassando o Bloco de Esquerda. Por sua vez, a CDU passou de 6,3% para 7,2% durante o período referido. Já o Bloco de Esquerda desceu de 10% para 8%.


O barómetro político de janeiro destaca pela primeira vez outros dois partidos. A Aliança, criada por Pedro Santana Lopes, surge com 1,2% das intenções de voto, enquanto o PAN, que já tem um deputado, recolhe uma intenção de voto de 3,5%.

No que concerne à avaliação dos líderes partidários (notas de 1 a 20) a maior novidade é a de António Costa ter reocupado o primeiro lugar do ranking, o qual havia perdido no último mês de 2018 para Catarina Martins. O secretário-geral do PS e primeiro-ministro regista uma subida ligeira, passando da nota 10 para 10,2, enquanto a dirigente bloquista desce de 10,6 para 9,8. Já, Rui Rio, cuja liderança do PSD é agora desafiada por Luís Montenegro, manteve em janeiro a mesma nota de dezembro, 6,4, a mais baixa entre os líderes dos principais partidos.

Assim, Assunção Cristas, é classificada com nota 7,7, uma descida face aos 8,1 de dezembro, enquanto Jerónimo de Sousa também baixa de um 10 para um 9,6.

Quanto à prestação do Governo, os inquiridos no barómetro político de janeiro, 47,3%  dizem que a governação  é "igual ao que esperava", enquanto 30,2% responde que é "melhor do que esperava". Em contrapartida, 21,8% são da opinião que é "pior do que esperava".

 




FICHA TÉCNICA

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 608 entrevistas efetivas: 283 a homens e 325 a mulheres; 56 no Interior Norte Centro, 84 no Litoral Norte, 104 na Área Metropolitana do Porto, 109 no Litoral Centro, 174 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul e Ilhas; 100 em aldeias, 164 em vilas e 344 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 4 a7 de janeiro de 2019, com uma taxa de resposta de 76,4%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 608 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro"-a95%-de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Ver comentários
Saber mais Sondagem Aximage PS PSD CDS CDU Bloco de Esquerda PAN Aliança António Costa Rui Rio Assunção Cristas Catarina Martins Jerónimo de Sousa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio