Notícia
Sondagem: Portugueses “afundam” Costa e “demitem” Medina
A popularidade do primeiro-ministro está em queda livre, tendo em apenas nove meses passado de um saldo positivo de 24 pontos para uma avaliação negativa de 30 pontos, revela a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF.
A maioria absoluta deste governo só tem um ano, mas já existem 41% de inquiridos na sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF que duvidam que o mandato seja cumprido, com 47% a apostar que vai chegar a Outubro de 2026.
Entretanto, nos últimos nove meses, muito devido à sucessão de escândalos dos últimos meses, António Costa perdeu 24 pontos nas notas positivas, tendo agora um saldo de 30 pontos negativos. Só desde a última sondagem perdeu 10 pontos.
O Governo acompanha e reforça a tendência de queda, ao registar um saldo negativo de 59%, o que significa que, de acordo com este barómetro, nunca o Executivo tinha descido tão baixo na avaliação dos portugueses
Relativamente à avaliação dos ministros, o grande destaque, pela negativa, vai para Fernando Medina. Além de ser o que tem maior saldo negativo
Entre os ministros, destaca-se , pela negativa, Fernando Medina: mais de metade (55%) dos inquiridos considera que o ministro das Finanças já não devia estar no Governo.
A esmagadora maioria (71%) também considera que a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, devia abandonar a liderança, seja por decisão própria (38%) ou por ser demitida (33%).