Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble: "Conheço bem Draghi e acho que foi mal interpretado"

O ministro das Finanças alemão considera que as palavras de Mario Draghi tiveram interpretações excessivas. Wolfgang Schäuble não prevê mudanças na disciplina orçamental entre os países da Zona Euro.

Negócios 27 de Agosto de 2014 às 14:32
  • 36
  • ...

"Conheço Mario Draghi muito bem. Penso que tem sido mal interpretado", afirmou Schäuble em declarações ao um jornal alemão regional (Passauer Neue Presse), citado pelo Telegraph.

 

O ministro das Finanças alemão referia-se às declarações que o presidente do Banco Central Europeu (BCE) fez na última sexta-feira em Jackson Hole, onde Draghi disse que a autoridade estava disponível para implementar mais medidas para estimular o crescimento da economia, mas apelando aos Governos dos países para também eles introduzirem medidas que ajudassem a economia.

 

Draghi defendeu que "a única conclusão que podemos tirar com segurança [do momento actual] é que nós precisamos de actuar dos dois lados da economia: as políticas de apoio à procura agregada têm de ser acompanhadas de políticas estruturais nacionais".

 

Tendo acrescentado que o BCE pode actuar mas não pode fazê-lo sozinho para que o efeito na economia fosse mais expressivo. "Ajudaria" se "a política orçamental pudesse desempenhar um papel mais importante ao lado da política monetária, e eu penso que há espaço para que tal aconteça", afirmou, elencando quatro áreas de possível actuação.

 

Esta quarta-feira, o ministro das Finanças da Alemanha, o país com maior margem para implementar medidas de estímulo económico, vem deitar alguma água na fervura, depois de nos últimos dias, as palavras de Draghi terem feito subir bolsas, descer juros e desvalorizar a moeda única europeia.

 

(Notícia actualizada às 15h05 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi Wolfganf Schäuble BCE Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio