Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sarkozy é candidato a presidente da República em França

O antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou esta segunda-feira que será candidato nas eleições presidenciais de 2017.

Charles Platiau/Reuters
22 de Agosto de 2016 às 15:37
  • 3
  • ...

O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou esta segunda-feira, 22 de Agosto, a sua candidatura às eleições presidenciais no próximo ano.

O anúncio foi feito na página de Facebook do antigo chefe de Estado gaulês.


"Decidi candidatar-me à eleição presidencial de 2017. A França exige que lhe demos tudo. Senti que tinha a força para este combate num momento tão turbulento da nossa história. Os cinco anos que aí vêm serão aqueles de todos os perigos e de todas as esperanças", lê-se na publicação, que reproduz a capa do livro "Tudo pela França", da sua autoria. 

O político diz que este livro é um "ponto de partida" e uma forma de tentar convencer os franceses que o debate da campanha deve ter sequência no que for a acção governativa posterior: "É apenas dizendo tudo, à partida, que teremos a legitimidade para fazê-lo depois. Nada será possível sem esta exigência de clareza," afirma, referindo-se à publicação que é assim um esboço de programa político.

O livro desenvolve-se em torno de cinco eixos - a verdade, a identidade, a competitividade, a autoridade a liberdade - que deverão também guiar o seu programa de Governo, refere o jornal Le Figaro. 


As últimas sondagens dão conta que Sarkozy terá ultrapassado Alain Juppé, reunindo uma popularidade de 48% entre os simpatizantes do eleitorado de direita e de 69% entre o eleitorado dos Republicanos, nova designação do UMP, o partido do ex-Presidente. Em ambos os universos, Sarkozy reforça a sua vantagem em relação ao mês anterior.

Sarkozy, que tem 61 anos, perdeu as eleições em 2012 para o actual presidente François Hollande. Tinha sido eleito em Maio de 2007 para o cargo, com 53,06% dos votos, sucedendo a Jacques Chirac - em cujo Governo tinha sido ministro do Interior.

(Notícia em actualização)

Ver comentários
Saber mais Nicolas Sarkozy presidenciais Facebook França política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio