Notícia
PSD classifica ideia de integrar Banif na CGD de "hipótese espantalho"
Para o deputado António Leitão Amaro, a possibilidade de o Banif vir a ser colocado na CGD nunca foi uma verdadeira possibilidade.
O Partido Social Democrata considera que a integração do Banif na Caixa Geral de Depósitos, que Mário Centeno anunciou ser a sua opção preferida, nunca foi uma verdadeira possibilidade.
Esta era "uma não hipótese". É uma "hipótese espantalho, apenas para distrair", disse o deputado António Leitão Amaro (na foto) no plenário que decide e vota o Orçamento Rectificativo proposto pelo Governo de António Costa para acomodar os encargos com o Banif (2.255 milhões de euros no imediato, mas podendo ascender a mais de 3.000 milhões de euros).
"As regras europeias não o permitem. A Comissão Europeia sempre disse que não era possível", acrescentou o deputado social-democrata, dizendo que a CGD, pela ajuda pública recebida em 2012, "tem de diminuir de tamanho".
O PSD ainda não anunciou o sentido de voto relativo ao Orçamento Rectificativo, apesar da sua posição vital para que o mesmo possa ser aprovado. O partido vai reunir-se por meia hora antes da votação final do documento.