Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD: Chegou o tempo da "responsabilidade política no Parlamento"

Marco António Costa considera que a decisão do Presidente da República "constitui o respeito pela expressão democrática e está em total conformidade com a prática constitucional que rege a nossa democracia".

Bruno Simão/Negócios
  • 22
  • ...

Pouco minutos após o Presidente da República ter indigitado Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro, o Partido Social Democrata elogiou a decisão de Cavaco Silva. "O PSD considera que a decisão do Presidente da República constitui o respeito pela expressão democrática e está em total conformidade com a prática constitucional que rege a nossa democracia", afirmou Marco António Costa.

O vice-presidente social-democrata afirmou que com esta decisão está fechado o tempo do Presidente da República. Inicia-se agora o tempo "da responsabilidade política no Parlamento e do respeito pelo resultado eleitoral".

Marco António Costa aproveitou ainda para criticar o Partido Socialista por não ter dado "nenhuma oportunidade de chegar a um entendimento" com a coligação PSD/CDS, acrescentando que espera agora encontrar essa disponibilidade negocial no Parlamento.

O Partido Socialista, pela voz de João Soares, foi o primeiro partido a reagir à decisão do Presidente da República. O deputado lamentou e estranhou a decisão de Cavaco Silva, por entrar "em contradição" com aquilo que o Chefe de Estado disse nos últimos tempos, pretendendo dar posse a um primeiro-ministro que oferecesse ao país uma solução "estável e duradoura".

O PS entende que tal só é possível através do entendimento entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP. "Lamento essa intervenção", pois "introduz confusão política" num processo que "deve ser claro".

João Soares acusou Cavaco Silva de "fazer o país perder tempo", garantindo que "aquele que foi indigitado primeiro-ministro vai cair nesta Assembleia da República". Falando no Parlamento, em declarações transmitidas pela SIC, o socialista afirmou que "sobre isso não há dúvidas".

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Pedro Passos Coelho Partido Social Democrata Cavaco Silva PSD Marco António Costa Parlamento António Costa Partido Socialista João Soares PS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio