Notícia
PSD admite viabilizar fim do corte de 5% no salário dos políticos para futuros mandatos
Estão em cima da mesa duas propostas de alteração - do PSD-CDS e do PS - ambas com o objectivo de acabar com o corte.
Os sociais-democratas estão disponíveis para viabilizar a eliminação do corte de 5% no salário de titulares de cargos políticos – uma redução imposta pela "troika há 14 anos" – para futuros mandatos, escreve, esta quarta-feira, o Público.
Em causa estão duas propostas de alteração - do PSD-CDS e do PS - ambas com o objetivo de acabar com o corte, que vai ser aprovado na votação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2025, mas apresentam com um calendário diferente. O PSD insistiu na "justiça" de aplicar esta medida com efeitos imediatos, mas a proposta do PS – que propõe que o corte seja apenas aplicado a futuros eleitos – que reúne maior consenso e apoio parlamentar, sendo preferida pelo Livre e IL.
E do lado do PSD, ao que apurou o Público, não se encontram razões para inviabilizar a versão do PS, uma vez que isso permitirá, simultaneamente, eliminar o corte salarial aplicado a políticos e gestores públicos – o principal objetivo dos sociais-democratas – e sinalizar mais uma cedência aos socialistas na negociação do Orçamento do Estado para 2025.