Notícia
PS: Seguro apresentará a sua proposta para as primárias quinta-feira
O secretário nacional Eurico Brilhante Dias considera que as eleições primárias devem realizar-se o mais rapidamente possível. Contudo, não se compromete com datas.
Eurico Brilhante Dias afirmou que as eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro irão realizar-se "o mais rápido possível", mas não se comprometeu com um calendário para concluir esse processo.
O dirigente socialista explicou que a reunião do Secretariado Nacional do partido serviu para analisar as decisões do Tribunal Constitucional, os dados económicos divulgados pelo Banco de Portugal, esta segunda-feira, e para António José Seguro ouvir os secretários nacionais sobre as suas iniciativas.
"O secretário-geral hoje ouviu e, antes de avançar com a proposta, muniu-se dos instrumentos fundamentais para avançar com a sua decisão", acrescentando que "Seguro, na próxima comissão, explicará aos conselheiros qual a metodologia a seguir para que se realizam as primárias o mais rapidamente possível".
Quanto à questão da demissão em caso de derrota, admitida por fonte oficial do PS, o membro da direcção frisou que "o secretário-geral é um órgão unipessoal", acrescentando que "não podemos estar a fazer afirmações sobre decisões pessoais". "Qualquer actor político em função do resultado das primárias saberá naturalmente tirar as ilações, quem ganha e quem perde", acrescentou.
"Seguro disse no sábado que não se demite [neste momento], avançou com uma solução e depois das primárias toma as ilações", concluiu Eurico Dias.