Notícia
Portugal chama embaixador português em Moscovo
A decisão foi anunciada esta terça-feira, 27 de Março, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Augusto Santos Silva disse, esta terça-feira à noite, que o embaixador português em Moscovo vai ser chamado pelo Governo português.
Tal decisão, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, prende-se com a expulsão de diplomatas russos de vários países na União Europeia e NATO, na sequência do envenenamento de um ex-espião russo, no Reino Unido.
"Tomámos boa nota e em consideração decisões que os países mais próximos, amigos e aliados foram tomando e decidimos hoje chamar o embaixador português em Moscovo para consultas", explicou Augusto Santos Silva, em entrevista à RTP.
Na entrevista ao Telejornal, Augusto Santos Silva rejeitou a ideia de que Portugal esteja fora do movimento de expulsão de diplomatas russos, lembrando que o país apoiou as decisões tomadas neste âmbito pela União Europeia e pela NATO.
Já numa entrevista ao Jornal da Noite da SIC Notícias, o chefe da diplomacia portuguesa classificou a chamada do embaixador português em Moscovo como uma das respostas para o caso.
"Este é um processo dinâmico, que nós devemos gerir com prudência", sustentou o ministro, garantindo que, no âmbito deste caso, "nenhum dos instrumentos ao dispor da diplomacia está excluído".