Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Podemos supera PSOE e passa a segunda força política

As mais recentes estimativas de voto mostram a nova força política, liderada por Pablo Iglesias, à frente dos socialistas. Em primeiro lugar continua o PP.

04 de Fevereiro de 2015 às 16:48
  • 11
  • ...

As mais recentes estimativas de votos realizadas pelo Centro de Investigações Sociológicas mostram o Podemos, pela primeira vez, à frente dos socialistas do PSOE com 23,9%. Desde a última sondagem, realizada em Outubro do ano passado, as estimativas de voto para o partido liderado pelo Pablo Iglesias subiram de 22,5% para 23,9% em Janeiro.

 

Já o PSOE de Pedro Sánchez viu as estimativas de voto descerem de 23,9% para 22,2%. Em primeiro lugar continua o PP com 27,3% das estimativas de voto (27,5% em Outubro), segundo os dados do Centro de Investigações Sociológicas noticiados esta quarta-feira, 4 de Fevereiro, pelo jornal espanhol El País.

 

Os dados referentes ao voto directo mostram que o Podemos continua a ser a primeira força política com 19,3%, seguido pelo PP com 12,9%. Em terceiro lugar surge o PSOE com 12,4%.

 

Esta sondagem, realizada entre 2 e 12 de Janeiro, mostra ainda que Pedro Sánchez é o líder mais valorizado pelos eleitores espanhóis, seguido por Mariano Rajoy, e que o PSOE é o partido que desperta mais simpatia entre os eleitores.

 
Diferença entre voto directo e estimativa de voto

Os resultados do "voto directo" são obtidos através da resposta à pergunta: "Se as eleições fossem amanhã em que partido votaria?". Para o CIS este resultado "não constitui uma boa previsão, já que as percentagens de resposta para as opções 'Não sabe' ou 'Não responde' são muito elevadas".

 

Assim, para obter um resultado mais fidedigno, o CIS elabora a estimativa de voto que soma ao voto directo outras variáveis: em quem votou nas eleições anteriores; questões sobre os líderes dos partidos; confiança e opinião sobre a actual situação política. 

Ver comentários
Saber mais Centro de Investigações Sociológicas PSOE Pablo Iglesias Pedro Sánchez PP Mariano Rajoy El País Podemos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio