Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima: "Ou se está com os contribuintes, ou se está com Mário Nogueira"

O ex-ministro da Economia critica a decisão do CDS de devolver o tempo de serviço aos professores.

04 de Maio de 2019 às 11:02
  • ...

Numa curta declaração ao Expresso, o ex-ministro da Economia critica a decisão do CDS em votar o diploma das carreiras dos professores ao lado do Bloco de Esquerda e do PCP.

 

"Estou dececionado e que não haja ilusões: ou se está com os contribuintes, ou se está com Mário Nogueira. E mais não quero dizer, para não perturbar a campanha do CDS para as europeias", afirmou Pires de Lima.

 

O semanário dá conta que a decisão de devolver o tempo de serviço aos professores, que levou o primeiro-ministro a ameaçar demitir-se, gerou desconforto no seio do PSD e do CDS e deixou a direita em estado de alerta.  Marques Mendes considerou a decisão "um desastre" para a direita.

 

A líder do CDS, Assunção Cristas, defendeu ontem a decisão do partido e assegurou que irá manter a votação a 15 de maio. "O primeiro-ministro é que tem um problema para resolver, tem uma base de apoio que aparentemente lhe virou as costas", disse. 

 

Rui Rio ainda não comentou a crise política desde que António Costa fez a comunicação ao país.

 

O parlamento aprovou na quinta-feira uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos docentes.

Não ficou estabelecido qualquer calendário de recuperação do tempo de serviço, rejeitando as propostas do PCP e Bloco de Esquerda nesse sentido, mas foi aprovado, ainda assim, que os dois anos, nove meses e 18 dias devem ser recuperados com efeitos a janeiro de 2019.

Após uma reunião extraordinária do 'núcleo duro' do Governo, de manhã, e uma audiência com o Presidente da República, à tarde, o primeiro-ministro, António Costa anunciou que comunicou a Marcelo Rebelo de Sousa que o Governo se demite caso a contabilização total do tempo de serviço dos professores for aprovada em votação final global.

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima Bloco de Esquerda PCP Mário Nogueira Assunção Cristas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio