Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Cunha encabeça lista de Montenegro ao Conselho Nacional

O presidente da câmara de Famalicão, e apoiante de Montenegro nas diretas de janeiro, é o número um da lista alternativa aos nomes que Rui Rio vai propor para integrar o Conselho Nacional social-democrata.

Paulo Duarte
07 de Fevereiro de 2020 às 09:50
  • ...

Paulo Cunha vai encabeçar a lista ao Conselho Nacional alternativa à de Rui Rio, soube o Negócios junto de fonte próxima de Luís Montenegro.

O presidente da autarquia de Famalicão é um dos mais destacados apoiantes de Luís Montenegro e será o rosto cimeiro da lista que tem como objetivo garantir a representatividade no órgão máximo entre congressos do PSD dos quase 47% que o ex-líder parlamentar social-democrata conseguiu na segunda volta das diretas que garantiram a reeleição de Rio para um segundo mandato. 

Questionado pelo Público sobre a possibilidade de encabeçar uma lista concorrente à que Rui Rio leva ao 38.º Congresso do PSD, que se realiza entre esta sexta-feira e domingo, em Viana do Castelo, Paulo Cunha rejeitou responder limitando-se a referir que nesta fase o mais relevante passa por "qual vai ser o contributo que as pessoas vão dar ao partido". 


Pelo seu lado, desta feita Rio decidiu apresentar uma lista própria ao Conselho Nacional, não repetindo a lista de unidade que, em 2018, consensualizou com o adversário derrotado nas diretas desse ano, Santana Lopes. Em resposta ao Negócios antes da primeira volta das diretas, Rui Rio justificou a decisão da seguinte forma:

"Nas eleições de 2018, tentei fazer uma lista de unidade, apresentando o meu opositor como cabeça de lista para o Conselho Nacional, mas o resultado não foi o melhor. Essa abertura serviu apenas para permitir uma guerrilha interna permanente, como foi visível ao longo dos últimos dois anos. Nesse sentido, penso que a lógica, este ano, deve ser aquela que sempre presidiu à eleição dos órgãos nacionais. Cada um apresenta a sua lista e o método de Hondt faz o resto."

Já Montenegro considerou que o Conselho Nacional "deve refletir o pluralismo do PSD". "A unidade de um grande partido como o PSD constrói-se na sua diversidade. O líder deve dar o exemplo. Eu darei esse exemplo e contarei, nas minhas equipas, com apoiantes dos outros candidatos", acrescentou. 

Ver comentários
Saber mais PSD Congresso Rui Rio Luís Montenegro Paulo Cunha Pinto Luz
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio