Notícia
Passos Coelho apadrinha escola em Paredes
O ex-primeiro-ministro vai estar esta tarde em Paredes para “apadrinhar a comunidade educativa” do centro escolar de Lordelo, uma vila do concelho. O município diz que é tradição convidar ex-chefes de Governo e de Estado.
Pedro Passos Coelho vai apadrinhar esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, às 17:30, o Centro Escolar 1 de Lordelo, no concelho de Paredes.
O estabelecimento escolar já está em funcionamento desde o ano lectivo de 2013/2014 e Passos é apenas deputado, pelo que causou polémica, nas redes sociais, que vá inaugurar o estabelecimento.
"O que está em causa não é a inauguração da escola. O objectivo é apadrinhar a comunidade educativa, e escolhemos este formato", justifica o autarca, Celso Ferreira (eleito pelo PSD).
"Já cá estiveram Ramalho Eanes, António Guterres e Mário Soares. Decidimos, aquando da conclusão das nossas escolas, convidar ex-chefes de Estado e de Governo na perspectiva de virem apadrinhar a comunidade escolar e educativa", explica o autarca.
Trata-se de um convite "que nada tem que ver com o combate político". "Passos Coelho foi convidado como outros já o foram. As cerimónias de apadrinhamento foram acontecendo ao longo de vários anos", e até está previsto que o ex-Presidente Jorge Sampaio "venha apadrinhar, dentro de três semanas, o Centro Escolar de Cete".
Fonte oficial do PSD confirma esta versão ao Negócios e afirma que Passos Coelho vai a Paredes na condição de "patrono da escola". A mesma fonte adianta que "Jorge Sampaio também vai ser patrono" de uma escola no concelho.
Segundo o presidente da câmara vai ser descerrada uma placa a assinalar a ocasião. Passos Coelho vai, depois, "aproveitar o facto de estar cá para visitar uma empresa ligada aos móveis, a Woodone", conclui Celso Ferreira.
De acordo com o jornal Verdadeiro Olhar, o Centro Escolar de Lordelo 1 tem capacidade para 106 alunos do pré-escolar e 215 alunos do ensino básico.