Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Membros das mesas de voto vão ganhar menos 26 euros

Já no próximo acto eleitoral – as eleições Europeias, agendadas para 25 de Maio –, os membros das mesas de voto vão receber 50 euros, menos 26,32 euros do que recebiam até aqui.

Pedro Elias
10 de Abril de 2014 às 09:53
  • 19
  • ...

O Governo decidiu baixar de 76,32 euros para 50 euros o pagamento aos membros das mesas de voto e o valor vai sendo actualizado anualmente ao ritmo da inflação. A decisão foi tomada e comunicada em Novembro do ano passado, mas só esta quarta-feira, 10 de Abril, foi publicada em Diário da República a primeira alteração à Lei que regula a criação de bolsas de agentes eleitorais e a compensação dos membros das mesas das assembleias ou secções de voto em actos eleitorais e referendários.

 

Com esta redução, que entra em vigor no dia 1 de Maio, o Governo estima uma poupança de um milhão de euros. A proposta remonta a 2012, mas só no final de 2013 foi aprovada em Conselho de Ministros. Em comunicado, o Governo justificou a decisão com o facto de Portugal estar “entre um conjunto de países da União Europeia onde essa compensação é mais elevada”.

 

O Executivo decidiu não mexer no valor a tempo das eleições autárquicas de Setembro de 2013 para não criar mais dificuldades numas eleições que, por si só, já vão ser "muito complexas", explicou o então ainda secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila.

 

Ver comentários
Saber mais mesas de voto eleições pagamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio