Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo reúne-se com partidos depois das autárquicas

O Presidente da República marcou reuniões com os partidos para os dias 2 e 3 de Outubro.

Cofina Media
26 de Setembro de 2017 às 11:41
  • 2
  • ...

O Presidente da República reúne-se na próxima semana com os partidos políticos, logo a seguir às eleições autárquicas e antes da entrega do Orçamento do Estado no Parlamento, informou a Presidência através de uma nota publicada no site. 

"Terminado que estará o período eleitoral e antes da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018, o Presidente da República retoma no início da próxima semana, dias 2 e 3 de Outubro, as habituais reuniões com os partidos políticos representados na Assembleia da República", lê-se na nota.

Os encontros, que são apresentados como "habituais", acontecem logo após as autárquicas marcadas para 1 de Outubro. Já a entrega do Orçamento do Estado para 2018 no Parlamento está prevista para 13 de Outubro. 

A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido com os partidos com assento parlamentar foi a 17 de 18 de Abril, por altura do envio por parte do Governo do Programa de Estabilidade para Bruxelas. 

À saída desses encontros, vários líderes partidários fizeram declarações relacionadas com o Orçamento do Estado para 2018. Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, admitiu fasear a revisão dos escalões do IRS mas assinalou que a promessa tem de ser cumprida até 2019, quando termina a legislatura. Já o secretário-geral do PCP considerou que a revisão faseada do IRS é um "objectivo pouco ambicioso". 

Este é um dos temas que mais tem dominado as negociações do Orçamento do Estado para 2018 e onde ainda não há acordo. Esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e Bloco de Esquerda deviam ter-se reunido para continuar a limar arestas no IRS com vista ao acordo, mas ao que o Negócios apurou o encontro não aconteceu tendo sido adiado para quinta-feira.

Durante as reuniões que aconteceram em Belém em Abril, o Presidente da República mostrou-se descansado quanto ao impacto que as metas do Programa de Estabilidade poderiam ter para a geringonça. "Não será por estes documentos que haverá qualquer problema no relacionamento de Portugal e da União Europeia. (...) Há em Portugal uma área de poder coesa e oposições aguerridas."

Os encontros marcados para 2 e 3 de Outubro acontecem também depois das eleições para o poder local e numa altura em que voltam a surgir notícias sobre disputas de liderança no PSD.     

  

(Notícia actualizada)

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Belém Presidente da República autárquicas Orçamento do Estado partidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio