Notícia
Kavanaugh passa o primeiro teste no Senado dos EUA
Maioria republicana na Comissão Judicial do Senado garantiu que o nome do juiz será proposto em plenário no Senado para subir ao Supremo Tribunal dos EUA.
Com o voto favorável da Comissão, o caso passa agora para o Senado, onde os republicanos têm uma curta maioria de 51 contra 49. A data da votação não é ainda conhecida. Já por várias vezes os republicanos vetaram as escolhas apresentadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que nomeou Kavanaugh para o lugar no Supremo.
"Deixei a audiência de ontem [quinta-feira] com tantas dúvidas quanto certezas. Aquilo de que tenho a certeza é que o nosso sistema judiciário garante a presunção de inocência às pessoas acusadas, na ausência de provas verificáveis", indicou Jeff Flake, senador eleito pelo Arizona, que estava indeciso e era considerado um elemento preponderante na votação.
Após o senador Jeff Flake ter declarado que ia votar a favor de Kavanaugh, várias mulheres tentaram bloquear a sua saída do gabinete, pressionando-o para que mudasse de opinião. "Olhe para mim quando falo consigo. Está a dizer-me que ter sido agredida sexualmente não conta", disse uma das mulheres ao senador norte-americano.