Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo turco trabalha com oposição na criação de uma nova Constituição

O governo turco vai começar a trabalhar, em parceria com os principais partidos de oposição, na elaboração de uma nova Constituição, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro Binaldi Yildirim, depois de meses de impasse sobre esta questão.

Reuters
25 de Julho de 2016 às 23:32
  • ...

"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse Yildirim aos jornalistas em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o Presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.

 

Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de Julho. "Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na actual constituição", afirmou o primeiro-ministro turco.

 

O governante acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova Constituição - a Constituição actual foi elaborada na sequência do golpe de 1980 - marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses. Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou esse aspecto no seu discurso.

 

O Presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP),Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.

Turquia renomeia ponte em homenagem às vítimas de golpe de Estado falhado

 

Binali Yildirim afirmou também esta segunda-feira que a Turquia vai renomear a primeira ponte sobre o estreito do Bósforo em Istambul em homenagem às vítimas da tentativa de golpe de Estado.

 

A ponte, inaugurada em 1973 e conhecida até hoje como a Ponte do Bósforo, vai passar a ser conhecida como a Ponte dos Mártires de 15 de Julho, declarou Yildirim.

 

A Turquia, recorde-se, foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na noite de 15 de Julho (sexta-feira), mas o presidente Erdogan e o Governo recuperaram o controlo do país cinco horas depois (já na madrugada de sábado).

 

Na semana passada, Erdogan disse que a Turquia vai ponderar a reposição da pena de morte no país, após o golpe de Estado falhado.

 

Além disso, o presidente anunciou ainda a instauração do estado de emergência na Turquia por três meses, para apanhar todas as pessoas envolvidas naquela acção revoltosa.



Ver comentários
Saber mais Turquia Recep Tayyop Erdogan Partido da Justiça e Desenvolvimento AKP Yildirim líder do Partido Republicano do Povo Kemal Kilicdaroglu Devlet Bahceli política líder do Partido do Movimento Nacionalista partidos e movimentos Ancara
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio