Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fernando Lima à frente nas eleições para o Grande Oriente Lusitano  

Fernando Lima, actual Grão-Mestre, candidata-se a um terceiro mandato, exercendo estas funções há seis anos.

25 de Junho de 2017 às 19:39
  • ...

O actual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, liderava ao final da tarde de hoje a segundo volta das eleições nesta obediência maçónica, recolhendo 55% dos votos, enquanto o seu opositor, José Adelino Maltez, ficava pelos 45%.

 

Segundo fonte do GOL, estes valores eram conhecidos quando já estavam contados 1.200 votos e faltavam apurar os resultados em 16 lojas do GOL. Os resultados definitivos apenas serão conhecidos em 4 de Julho, depois de confirmados pelo Tribunal Maçónico.

 

A mesma fonte admitiu que se registam nesta segunda volta das eleições menos entre duas a três centenas de votantes do que na primeira, realizada em 3 e 4 de Junho, em que José Adelino Maltez obteve 445 votos, Fernando Lima 414 e Daniel Madeira de Castro 374, tendo os dois primeiros passado à segunda volta.

 

Fonte da candidatura de José Adelino Maltês disse hoje à Lusa que a confirmar-se no final da contagem a vantagem de Fernando Lima "não será superior a 90 votos", enquanto fonte ligada à candidatura do actual grão-mestre apontava para uma vantagem "superior a 100 votos".

 

O politólogo José Adelino Maltez e o jurista Fernando Lima fazem parte do quadro de mestres maçons da Loja Universalis, em Lisboa.

 

Lima apresentou-se a sufrágio com o historiador António Ventura e Carlos Vasconcelos, actual presidente do Grande Tribunal Maçónico, candidatos ao cargo de grão-mestre adjunto.

 

Maltez é coadjuvado na lista por Luís Gonçalves Vaz, historiador, e Manuel Bastos Matos, advogado e antigo militar de Abril, que integrou a Comissão de Extinção da PIDE-DGS, criada na sequência do derrube do fascismo, no 25 de Abril de 1974.

 

Fernando Lima, actual Grão-Mestre, candidata-se a um terceiro mandato, exercendo estas funções há seis anos.

 

Na corrida a este ato eleitoral, Fernando Lima contava com apoios dos antigos grão-mestres António Reis e António Arnaut, enquanto José Adelino Maltez tinha a seu lado João Soares ou Francisco Moita Flores, entre outros.

 

Ver comentários
Saber mais Grande Oriente Lusitano GOL Fernando Lima Tribunal Maçónico José Adelino Maltez Daniel Madeira de Castro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio