Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Legislativas: Emigrantes votam mas as cartas não trazem "Portugal" no envelope

Temendo atrasos na chegada dos votos, o Ministério da Administração Interna contactou a rede de consulados e os CTT para assegurar que os envelopes chegam a Portugal. O voto dos estrangeiros tem de chegar até 4 de Outubro.

Bloomberg
22 de Setembro de 2015 às 13:02
  • 17
  • ...

A palavra "Portugal" não consta das cartas enviadas pelos emigrantes para Portugal com os votos para as eleições legislativas marcadas para 4 de Outubro. O que pode dificultar a chegada das missivas, segundo admite o Ministério da Administração Interna.

 

"A secretaria geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) detectou, no pré-preenchimento dos envelopes de retorno destinados aos votos dos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, a omissão expressa a ‘Portugal’ após a morada, ‘Lisboa’ e o código postal da SGMAI", indica um comunicado emitido pelo gabinete de imprensa de Anabela Rodrigues esta terça-feira, 22 de Setembro.

 

Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro têm a possibilidade de votar até 4 de Outubro, embora o boletim tenha de ser enviado antes disso.  

 

Contudo, há receios, segundo se apreende do comunicado, de que a ausência da expressão "Portugal" possa dificultar a chegada dos votos dos emigrantes: "Com vista a prevenir que desse facto possa resultar qualquer constrangimento à chegada atempada de votos, de imediato foi instruída a rede consular, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e contactados os CTT, pela SGMAI, para que todas as medidas fossem tomadas junto dos serviços postais dos vários países envolvidos, a fim de ser assegurada a indicação de aquele correio se destinar a Portugal".

 

No estrangeiro, os cidadãos recenseados recebem o boletim de voto e envelopes de Portugal e, depois de exercido o voto, são enviados novamente para Portugal. "Os boletins de voto começaram já a ser recebidos, estando naturalmente a SGMAI a acompanhar de perto toda a situação", indica ainda o comunicado do ministério liderado por Anabela Rodrigues. 
 

A 4 de Outubro, realizam-se as eleições legislativas. A 14 de Outubro, serão conhecidos os resultados dos círculos fora de território nacional. 


Segundo os dados da secretaria geral da Administração Interna relativos às legislativas de 2011, foram recebidos 17.939 votos de cidadãos portugueses residentes na Europa (fora de território nacional) e 15.120 de fora do Velho Continente, no total de mais de 5,5 milhões de votos expressos.

Ver comentários
Saber mais Ministério da Administração Interna CTT SGMAI Anabela Rodrigues Administração Interna
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio