Notícia
Costa apresenta uma proposta de Governo: criar um ministério da Cultura
António Costa juntou terça-feira em Lisboa o apoio de múltiplas personalidades da área da cultura, de Joana Vasconcelos e Rui Vieira Nery, passando por Luís Montez, organizador de eventos e genro de Cavaco Silva.
É uma das primeiras propostas de governo de António Costa: criar um ministério da Cultura. Antes de lutar pelo lugar em São Bento, o autarca de Lisboa ainda tem de ganhar o PS a António José Seguro, e é nessa dupla campanha que está empenhado. Esta segunda-feira, 7 de Julho, juntou em Lisboa cerca de duas centenas de personalidades da cultura, escreve o jornal Público esta manhã, garantindo-lhes uma nova centralidade na sociedade e na política.
O encontro segue-se a uma petição online ("Cultura apoia António Costa"), apresentada a semana passada, e encabeçada por António Mega Ferreira, Miguel Lobo Antunes e José Manuel dos Santos, e que conta com cerca de 600 assinaturas, entre elas as de Carlos do Carmo, Lídia Jorge ou Rui Vieira Nery. E foi para todo eles que Costa prometeu não apenas um ministério da Cultura, mas um papel central da Cultura no desenvolvimento e crescimento do País e no aprofundamento da democracia.
Na audiência, entre várias personalidades do sector estava também Luís Montez, organizador de eventos e genro de Cavaco Silva, que também subscreveu a petição. Diz que não votará nas primárias do PS, mas é apoiante assumido de António Costa: "É um político da Champions League, não é da distrital, é um político ao nível do que de melhor há na Europa. Temos homem para tomar conta disto", disse.