Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confrontos em Madrid causam ferimentos a 7 polícias e 5 manifestantes

Um detido e 12 feridos foi o resultado dos incidentes verificados esta noite no cento de Madrid, depois da concentração feita à tarde frente à sede do governamental Partido Popular, para exigir a demissão do chefe do Governo.

Madrid, Espanha
19 de Julho de 2013 às 01:33
  • 1
  • ...

O Comando Superior da Polícia admitiu à agência noticiosa Efe que possam ocorrer mais detenções no seguimento dos confrontos que causaram ferimentos a sete polícias (seis nacionais e um municipal) e cinco manifestantes.

 

Estes incidentes, cerca das 23:45 locais (22:45 de Lisboa) foram antecedidos por cargas policiais, às 23:00 e 23:30 locais, na Gran Via e na Praça de Cibeles, depois de cerca de 100 pessoas terem cortado o trânsito e tentado montar barricadas com os contentores do lixo.

 

Os manifestantes reclamam a demissão do presidente do Governo, Mariano Rajoy, e da secretária-geral do Partido Popular (PP), María Dolores de Cospedal, depois das últimas revelações sobre o designado escândalo Bárcenas.

 

O protesto de quinta-feira perante a sede madrilena do PP foi convocado por mais de meia centena de organizações.

 

Além de Madrid, houve mais acções de protesto perante as sedes do PP em várias cidades, como Valladolid, León, Salamanca ou Valencia. Nesta última houve confrontos entre manifestantes e polícia, que causaram ferimentos a dois polícias e levaram à detenção de quatro pessoas.

 

O escândalo, revelado pela imprensa em Janeiro, sobre os complementos salariais, em liquidez, de que teriam beneficiado altos responsáveis 'populares' entre os quais Rajoy, cresceu nos últimos dias, com a audição, por um juiz de instrução, de Luis Bárcenas, dirigente e tesoureiro do PP entre 1990 e 2009.

 

Barcenas, na prisão desde 27 de Junho passado devido a um outro escândalo de corrupção ligado ao financiamento do PP, confirmou na segunda-feira, ao juiz Pablo Ruz, a existência de uma contabilidade paralela e disse ter entregado dinheiro em espécie a mariano Rajoy, bem como à número dois do partido, Maria Dolores de Cospedal, segundo fontes judiciais presentes na audição.

Ver comentários
Saber mais Confrontos Madrid Rajoy Bárcenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio