Notícia
CDU com 40 mil candidatos às Autárquicas
A coligação vai concorrer a todos os municípios do Continente e da Madeira e a 16 das 19 autarquias dos Açores. Candidatos independentes representam 35% do total.
A CDU divulgou esta quinta-feira um primeiro balanço das candidaturas às eleições autárquicas de 26 de setembro, em que vai concorrer em 305 municípios com um total de 40 mil candidatos.
Numa nota enviada, a CDU salienta que apresentou candidaturas a 305 municípios, todos os do Continente e da Região Autónoma da Madeira e 16 dos 19 municípios da Região Autónoma dos Açores, assim a 1.639 listas às freguesias, o que afirma ser "um inegável significado e êxito político".
"Trata-se de uma expressiva presença de candidaturas, traduzida em mais de 40 mil candidatos", refere ainda a coligação do Partido Comunista Português, Partido Ecologista "Os Verdes" e a Associação Intervenção Democrática, frisando a "significativa presença de candidatos independentes (cerca de 15 mil que correspondem a 35% do total)".
Uma participação, acrescenta, "que desmente todos os que a propósito das Listas de Cidadãos Eleitores se apressam a transformá-las em listas de independentes quando em muitos dos casos são sobretudo veículos de projetos particulares, ambições pessoais ou candidaturas partidárias mal disfarçadas", aponta.
Na mesma nota, a CDU dá ainda conta que a presença de mulheres nas suas listas representa 45%, das quais 184 como cabeças de lista aos órgãos municipais, e sublinha "o rejuvenescimento e renovação das candidaturas da CDU expressas na presença de candidatos jovens e no número significativo de candidatos que pela primeira vez encabeçam as listas municipais".