Notícia
BE: "O medo converteu-se no maior aliado de um projecto político conservador na UE"
O Bloco de Esquerda defende que Europa "falhou" e que o "perigo" está atrás de cada Programa de Estabilidade". O Parlamento comemora 43 anos do 25 de Abril de 1974.
O Bloco de Esquerda defendeu esta terça-feira, 25 de Abril, que a Europa "falhou" e que o "medo converteu-se no maior aliado do projecto político conservador" que impõe austeridade aos países.
Durante as cerimónias de comemoração do 25 de Abril de 1974, a deputada bloquista Joana Mortágua exclamou: "Olhando para Europa quem pode não querer ver que a Europa falhou!"
Para o Bloco, o projecto europeu "espalhou a pobreza e o desemprego" e "quis rasgar a Constituição".
"O medo converteu-se no maior aliado de um projecto político conservador", defendeu, justificando que o poder centralista "procura ocupar cada espaço com sanções e restrições".
Para o Bloco a ameaça está exactamente na concretização desta política financeira. "Perigo são as troikas que espreitam atrás de cada Programa de Estabilidade, que servem para nos lembrar que ainda somos livres."
O Bloco de Esquerda, que apoia o Governo no Parlamento, tem criticado as metas orçamentais fixadas pelo Executivo no Programa de Estabilidade para os próximos anos.