Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BE diz que PSD e CDS caíram em "desespero" e "desnorte" sobre governador Carlos Costa

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, classificou como “desespero” e “desnorte” as atitudes do PSD e CDS-PP sobre a recondução do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, lembrou 'com gratidão o homem que mandou a idade e o conforto às malvas para se levantar na Aula Magna, com toda a esquerda, na defesa do país contra a 'troika''. 'Homenagear Mário Soares como escolheu ser retratado, por Júlio Pomar. O homem com tantas vidas como a nossa democracia. Contraditório, certamente. E sem esquecer nada, digo-vos que hoje escolho recordar com gratidão o homem que mandou a idade e o conforto às malvas para se levantar na Aula Magna, com toda a esquerda, na defesa do país contra a 'troika'', lê-se numa mensagem publicada numa rede social.
Catarina Martins referia-se ao evento 'Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social', em Novembro de 2013, na Reitoria da Universidade de Lisboa, que juntou cerca de 2.500 personalidades 'das esquerdas', mas também do centro direita ou independentes.
A publicação de Catarina Martins é acompanhada pelo retrato oficial de Soares como Presidente da República da autoria do artista plástico Júlio Pomar. Mais tarde voltou a saudar a memória de Mário Soares, 'um dos maiores protagonistas da política portuguesa', que 'marcou o século XX', e que nas lutas que escolheu esteve em aliança ou confronto com forças à esquerda.
'O BE dirige os seus pêsames a família de Mário Soares e todos militantes do PS. Mário Soares foi um dos maiores protagonistas da política portuguesa e marcou o século XX. Foi combatente anticolonial e antifascista, foi preso político e exilado, foi constituinte e fundador do regime constitucional de 76, ministro de governos provisórios, primeiro-ministro, Presidente da República', declarou Catarina Martins.
Numa declaração na sede nacional do BE, em Lisboa, a coordenadora bloquista afirmou que 'ao longo da sua vida, Mário Soares foi contraditório e frontal nas lutas que escolheu. Marcou todos os momentos determinantes da vida do país, por vezes em aliança e outras vezes em conflito com as forças da esquerda'.
05 de Março de 2017 às 21:58
  • ...

"É de um desespero, é de um desnorte de quem de facto não tem nada a dizer a quem vive neste país e a quem precise de reconstruir confiança na democracia, na nossa capacidade coletiva de tomar decisões e de defender o interesse público contra os predadores do costume", afirmou Catarina Martins durante a apresentação da candidatura de Renato Soeiro à Câmara Municipal de Gaia nas próximas eleições autárquicas.

A coordenadora do BE recordou o caso do BES e o facto de Carlos Costa ter "fechado os olhos" a tudo o que aconteceu no Banco Espírito Santo.


"Já havia um relatório da comissão de inquérito ao BES, aprovado por todos os partidos, a dizer que Carlos Costa tinha fechado os olhos a tudo o que se passava no BES, quando PSD e CDS decidiram reconduzir Carlos Costa", disse, lamentando as desculpas dos líderes do PSD e do CDS-PP.


"E quando nós perante todas as falhas enormes, gravíssimas do governador do Banco de Portugal dizemos que ele não tem lugar no Banco de Portugal, o PSD diz que acha muito mal que o BE critique cortar no governador Carlos Costa, e Assunção Cristas diz coitadinho, ele não tem culpa, tem é falta de meios", afirmou a dirigente do BE.


Catarina Martins é a mandatária da candidatura de Renato Soeiro à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que foi hoje anunciada na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.

Ver comentários
Saber mais Catarina Martins BE Carlos Costa Banco de Portugal PSD PS CDS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio