Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A dois meses das directas, 87,5% dos militantes do PSD têm quotas em atraso

Se as eleições para a liderança do partido fossem hoje, só 12,5% poderiam votar, escreve esta quarta-feira, 15 de Novembro, o Jornal de Notícias. Para participarem no acto eleitoral terão de pagar até 15 de Dezembro.

Miguel Baltazar/Negócios
15 de Novembro de 2017 às 09:01
  • 3
  • ...

Rui Rio e Pedro Santana Lopes teriam pouca afluência às urnas se as eleições para a liderança do partido acontecessem agora. Isto porque, segundo adianta o Jornal de Notícias, dos 215.883 militantes sociais democratas, apenas 27.025 têm as quotas em dia, ou seja, uma percentagem de 12,5%.

 

De acordo com os números divulgados pelo jornal, há já 87.744 militantes suspensos por não pagarem quotas há mais de dois anos e 7.567 com moradas desconhecidas. As eleições são a 13 de Janeiro de 2018 e para poderem votar, os militantes terão de pagar os valores em atraso até ao próximo dia 15 de Dezembro. No caso dos que estão suspensos, são obrigados a liquidar no mínimo um ano de quotas, o equivalente a 12 euros.

 

Tanto Rio como Santana se dizem preocupados com a situação. Para Rui Rio, citado pelo Jornal de Notícias, isto é fruto de "um distanciamento e um alheamento" dos militantes de base face aos destinos do partido. Já para a candidatura de Santana Lopes "o número de quotas fica aquém do espectável e deve preocupar em primeiro lugar o PSD".

 

Rui Rio levanta ainda a possibilidade de um caciquismo, com alguns militantes a pagarem as quotas de outros e assim pressionarem ao voto num determinado candidato.

Ver comentários
Saber mais Rui Rio Pedro Santana Lopes Jornal de Notícias PSD política partidos e movimentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio