Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Índia corta taxas de juro acima do esperado

A Índia cortou esta terça-feira, 29 de Setembro, as taxas de juro mais do que o esperado pelos economistas.

Raghuram Rajan, governador do Banco de Reserva da Índia
Negócios 29 de Setembro de 2015 às 07:17
  • ...

O banco central da Índia cortou esta terça-feira, 29 de Setembro, as taxas de juro, mais do que o antecipado pelos economistas, o que a Bloomberg diz ter sido pelas ameaças ao crescimento económico mundial por via do abrandamento da China e devido à queda das matérias-primas.

A taxa de juro directora sofreu um corte de 7,25% para 6,75%, anunciou o Banco Reserva da Índia em comunicado, citado pela Bloomberg, que diz que este movimento foi antecipado por um dos 52 economistas contactados pela agência noticiosa. 42 esperam um corte de menor amplitude e nove acreditavam que se manteriam inalteradas.

O Governor Raghuram Rajan justificou o corte pela actividade económica global mais fraca que sugere que os preços das matérias-primas vão continuar contidos durante algum tempo. Forte procura interna é por isso necessária para substituir o crescimento global mais fraco, declarou.

"O investimento deverá responder mais fortemente se houver mais certeza sobre os estímulos monetários", acrescentou.

Rajan está pressionado pelo compromisso de crescimento do primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Rajan tem, ainda, como objectivo a manutenção da inflação até 6% em Janeiro, 5% um ano depois e 4% em 2018. 

Ver comentários
Saber mais Índia política monetária taxas de juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio