Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi admite medidas "localizadas" para aliviar escassez de crédito

O presidente do BCE diz que o banco central "não se resignará a deixar a inflação manter-se baixa por demasiado tempo" e admite programa de compra de activos.

26 de Maio de 2014 às 09:40
  • 1
  • ...

O presidente do BCE sinalizou esta segunda-feira, 26 de Maio, em Sintra, que a autoridade monetária deverá tomar medidas para evitar "um período prolongado de taxas de inflação demasiado baixas ou mesmo negativas".

 

Draghi admitiu um ajuste da política monetária convencional, ou seja, mexidas nas taxas de juro. Actualmente, a taxa directora encontra-se nos 0,25%, o valor mais baixo de sempre, sendo que os analistas acreditam que um novo corte, a ocorrer em Junho, poderá levar esta taxa para um número entre 0,10% e 0,15%.

 

Por outro lado, se houver "um descolar demasiado prolongado das expectativas de inflação (...) isso poderá levar a uma atitude mais expansionista, através de um programa de compra generalizada de activos".

 

No entanto, "uma situação intermédia seria uma em que a limitação de crédito interfere com a política monetária". "Isto requereria medidas localizadas para aliviar as limitações de crédito".

 

No seu discurso, em que procurou explicar as razões pelas quais a inflação continua baixa na Zona Euro, Mario Draghi diz que "a resposta da política monetária tem de ser cuidadosamente ponderada e concebida com precisão".

 

"Não queremos ser demasiado reactivos em relação às partes do processo desinflacionista que se prevê que se irão corrigir a si mesmas. Mas também não queremos ser demasiado permissivos em relação aos factores que, se não forem confrontados, podem minar a estabilidade dos preços de forma duradoura", afirma.

 

Draghi assinala que a inflação baixa não é um factor exclusivo da Zona Euro, mas garante que "não existem dúvidas quanto ao nosso objectivo, que é de fazer regressar a inflação aos 2% no médio prazo, em linha com o nosso mandato".

Ver comentários
Saber mais BCE Mario Draghi Zona Euro inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio