Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE distribui lucros de 25 milhões ao Banco de Portugal

O banco central registou lucros de 989 milhões de euros em 2014 que distribuiu aos bancos centrais nacionais da área do euro. Carlos Costa arrecada qualquer coisa como 24,6 milhões, o valor que corresponde aos 2,49% de participação na chave de capital do BCE.

19 de Fevereiro de 2015 às 13:04
  • ...

Os lucros do BCE caíram de 1.440 milhões de euros em 2013 para 989 milhões de euros no ano passado, e este foi o valor distribuído como dividendos aos Bancos Centrais Nacionais da Zona Euro, respeitando a chave de capital subscrita por cada um deles. O Banco de Portugal, com 2,49% do capital, receberá cerca de 24,6 milhões de euros, segundo cálculos do Negócios.

 

O BCE explica a queda nos resultados de 2014 "sobretudo" com uma redução das taxas de juro, com os menores rendimentos conseguidos com a dívida pública que comprou ao abrigo do programa de mercado de títulos de dívida (SMP na sigla em inglês) e que tem entretanto chegado à maturidade, e com um aumento de custos resultante da entrada em funcionamento do Mecanismo Único de Supervisão no ano passado.

 

"O resultado líquido do BCE no exercício de 2014 cifrou-se em 989 milhões de euros (1.440 milhões de euros, em 2013)", lê-se numa nota enviada à imprensa, onde se acrescenta que "a redução do resultado líquido do BCE deveu-se sobretudo i) à diminuição dos proveitos referentes às notas de euro, em resultado da taxa média mais baixa das operações principais de refinanciamento; ii) ao decréscimo do rendimento líquido decorrente do programa dos mercados de títulos de dívida, em virtude de reembolsos; e iii) ao aumento dos custos operacionais, principalmente devido aos custos associados ao estabelecimento do Mecanismo Único de Supervisão (MUS)".

 

Na mesma nota, o BCE explica ainda que "o Conselho do BCE decidiu efectuar uma distribuição intercalar de proveitos, no montante de 841 milhões de euros, aos bancos centrais nacionais (BCN) da área do euro, a qual teve lugar em 30 de Janeiro de 2015" e que na reunião de quarta-feira, dia 18 de Fevereiro, "decidiu distribuir os restantes lucros, no montante de 148 milhões de euros, aos Bancos centrais Nacionais (BCN) da área do euro em 20 de fevereiro de 2015". Ao todo distribuiu os 989 milhões de euros de lucro.

Ver comentários
Saber mais BCE Banco de Portugal Conselho do BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio