Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra corta taxas de juro e reforça compra de obrigações

O Banco de Inglaterra decidiu esta quinta-feira cortar a taxa de juro de referência para 0,1%.

Reuters
19 de Março de 2020 às 14:41
  • ...

O Banco de Inglaterra decidiu esta quinta-feira cortar a taxa de juro de referência em 15 pontos base para 0,1% e reforçar o programa de compra de obrigações de 445 mil milhões de libras para 645 mil milhões de libras.

 

As medidas da instituição liderada por Andrew Bailey imitam a estratégia seguida por diversos bancos centrais, incluindo a Fed e o BCE, para combater o impacto da epidemia da covid-19.

Em comunicado, o banco central britânico refere que "nos dias mais recentes, tal como sucedeu nos mercados de obrigações de outras economias mais avançadas, as condições no mercado de dívida soberana do Reino Unido deterioraram-se e os investidores procuram instrumentos de curto prazo".


"Como consequência, as condições financeiras no Reino Unido e a nível global tornaram-se mais restritivas", assinala o Banco de Inglaterra.

Na noite de quarta-feira, 18 de março, o BCE anunciou um novo programa de compra de ativos do setor público e privado, no valor de 750 mil milhões de euros. Chamado de Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP), este programa estará em vigor até o final de 2020 e será terminado quando o conselho do BCE considerar que o período crítico da covid-19 tenha terminado, mas nunca antes do final deste ano, garante a instituição num comunicado. O montante anunciado pelo BCE é superior ao anunciado pela Reserva Federal dos Estados Unidos, que no passado domingo anunciou um total de 700 mil milhões de dólares, ou 642 mil milhões de euros.


(notícia atualizada)

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra taxas de juro obrigações covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio