Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central chinês anuncia corte nas taxas de juros

O Banco do Povo Chinês (banco central) anunciou hoje um corte nas taxas de juro de 3,30% para 3,25%, a primeira redução na principal ferramenta de empréstimos bancários no país desde 2016.

05 de Novembro de 2019 às 07:38
  • ...

Numa breve declaração publicada no seu portal oficial, a instituição limitou-se a mencionar a queda nas taxas dos serviços de empréstimos a médio prazo, que abrange uma injeção de 400.000 milhões de yuans (51.194 milhões de euros) no sistema financeiro, com vencimento de um ano.

 

Num relatório, a consultora Capital Economics destacou que o banco central chinês está a revelar-se "mais proativo" em "adotar medidas diretas para reduzir os custos de financiamento".

 

Segundo o analista Julian Evans-Pritchard, a medida visa reduzir os custos dos empréstimos bancários e deve refletir-se na leitura da nova taxa de referência para empréstimos (LPR), cuja próxima atualização está agendada para dia 20 deste mês.

 

"Este último corte para empréstimos a curto prazo reduzirá os custos de financiamento para os bancos e, como resultado, os bancos estarão mais dispostos a reduzir as taxas cobradas em empréstimos", apontou.

 

No entanto, o especialista alerta que os cortes não serão suficientes para reverter a desaceleração do aumento do crédito, afetado pelo abrandamento da economia chinesa, que também é consequência de fatores externos, como a guerra comercial que o país enfrenta contra os Estados Unidos.

 

Evans-Pritchard prevê que o banco central volte a reduzir as taxas em meados de 2020.

 

Ver comentários
Saber mais China juros Julian Evans-Pritchard
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio