Notícia
Ucrânia acusa separatistas russos de abaterem dois aviões militares
O Ministério da Defesa da Ucrânia acusa os separatistas russos de serem responsáveis pela queda de dois aviões militares ucranianos na região de Donetsk.
O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano afirmou esta quarta-feira de manhã que os separatistas russos abateram dois aviões militares Su-25 em Savur Mogila no leste da Ucrânia, avança a agência Reuters.
"Dois aviões Sukhoi (Su-25) foram abatidos. Ainda não sabemos o que aconteceu aos pilotos", disse Oleksiy Dmytrashkivsky, citado pela agência France-Presse.
O mesmo responsável adiantou que os dois aviões militares foram abatidos a 25 quilómetros do local onde na quinta-feira passada caiu o avião comercial das linhas áreas da Malásia com 298 pessoas a bordo. O aparelho seguia de Amesterdão para Kualu Lumpur quando terá sido atingido por um míssil terra-ar no leste da Ucrânia.
No entanto, um outro responsável do Ministério da Defesa ucraniano avançou, também à agência France-Presse, que os dois aviões militares foram abatidos na região de Lugansk, e não de Savur Mogila, e que dois pilotos sobreviveram ao ataque.
Este último ataque eleva para pelo menos 16 o número de aviões do exército ucraniano atingidos pelos separatistas pró-russos desde o início do conflito entre as duas partes.
Estes últimos desenvolvimentos colocam ainda maior pressão sobre os países europeus para a adpção de medidas mais pesadas que penalizem Moscovo. Os mercados reagem com apreensão ao eventual impedimento, pela União Europeia, de Moscovo aceder aos mercados de capital.
O índice bolsista russo Micex já está a reflectir este novo aumento de tensão, o que levou a que tenha anulado os ganhos alcançados desde o início da semana, tendo já perdido 0,7% e aumentando para 7%, segundo a Bloomberg, a desvalorização em 2014.
(Notícia actualizada com mais informação)