Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump anuncia tarifas sobre a China, México e Canadá

O presidente eleito dos EUA quer taxar em 10% os bens chineses e em 25% os bens mexicanos e canadianos devido ao que alega ser a entrada massiva de drogas e imigrantes ilegais em território norte-americano.

Lusa_EPA/reuters
26 de Novembro de 2024 às 00:04
  • ...

Donald Trump anunciou que pretende impor tarifas adicionais de 10% sobre os produtos chineses devido à alegada entrada massiva de narcóticos nos EUA oriundos da China, escreveu numa publicação na sua rede social.

Numa outra publicação na Truth Social, o presidente-eleito dos EUA disse também que vai assinar documentos para impor uma tarifa de 25% sobre todos os bens importados do Canadá e do México devido à entrada de imigrantes ilegais e drogas com origem nos dois países.

Como argumento para as tarifas, Trump alega nas publicações que "as drogas estão a entrar no nosso país, maioritariamente através do México, a níveis nunca antes vistos" e que a China não cumpriu as promessas de aplicar a pena de morte aos traficantes de fentanil.

         

"Até que parem, vamos cobrar à China uma tarifa adicional de 10%, sobre quaisquer tarifas existentes, em todos os seus muitos produtos que entram nos EUA", escreveu Trump.

Sobre os países vizinhos dos EUA, Trump disse que irá assinar uma ordem executiva no primeiro dia no cargo para impor uma tarifa sobre todos os produtos do México e do Canadá.      

"Como todos sabem, milhares de pessoas estão a entrar através do México e do Canadá, trazendo crimes e drogas em níveis nunca antes vistos", alega.

Adianta ainda que as tarifas "continuarão em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os imigrantes ilegais cessem esta invasão do nosso país".

As moedas dos respetivos países reagiram negativamente contra o dólar, com o dólar canadiano a descer 1%, o peso mexicano a cair 1,6% e o yuan offhore a descer 0,3%.     

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio