Notícia
Taxa de desemprego dos EUA atinge um novo mínimo de 50 anos
A taxa de desemprego dos EUA caiu para mínimos de 50 anos, mas a criação de emprego por parte de entidades privadas ficou aquém do esperado.
Os dados publicados esta sexta-feira, 4 de outubro, revelam que foram criados 136 mil postos de trabalho no mês passado, quando os economistas consultados pela Reuters apontavam para um aumento de 145 mil. Ainda assim, esta diferença é justificada com a revisão de agosto: os dados iniciais apontavam para a criação de 130 mil postos de trabalho, mas os números foram agora revistos em alta para 168 mil.
Esta criação de emprego fez com que a taxa de desemprego descesse dos 3,7% para 3,5%, o que representa o valor mais baixo dos últimos 50 anos.
Mas há alguns alertas. A Bloomberg realça que o número de postos de trabalho criados pelos privados ficou aquém do previsto: 114 mil, quando a previsão era de 130 mil. Por outro lado, cerca de mil postos de trabalho criados pelo Estado são temporários, tratando-se de funcionários contratados especificamente para a preparação do censo de 2020.
A agência Bloomberg destaca que estes dados estão a aumentar a especulação de que a Reserva Federal dos EUA vá implementar o terceiro corte de juros já no final de outubro.