Notícia
Segunda coluna de camiões com ajuda humanitária chega a Gaza
Cerca de duas dezenas de camiões transportando ajuda humanitária chegaram este domingo a Gaza vindos do Egito. No sábado, outra coluna de camiões de ajuda tinham entregue ajuda aos palestinianos.
Uma coluna de camiões transportando ajuda humanitária chegou este domingo a Gaza vindo do Egito. Já no sábado outros 20 camiões com alimentos e medicamentos.
O governador da província egípcia do Sinai Norte, Mohamed Shosha, indicou na semana passada que a ajuda angariada por Organizações Não Governamentais ONG) e outras entidades do Egito totalizavam três mil toneladas.
O coordenador da Ajuda de Emergência da ONU, Martin Griffiths, disse à imprensa que "é extremamente importante que não haja falhas no fluxo de ajuda que atravessa a fronteira", frisando que as necessidades básicas em Gaza só serão satisfeitas com a entrada de 100 camiões diários.
Griffiths revelou que decorrem negociações "duras mas justas" com Israel sobre um "sistema de controlo" para dar resposta aos receios de Telavive de que os alimentos e equipamentos médicos acabem nas mãos do grupo islamita Hamas.
O responsável da ONU descreveu a situação na Faixa de Gaza: "é muita gente e estão numa situação grave". "O sistema de saúde está de rastos. A água escasseia. As pessoas já ponderam beber apenas água suja", acrescentou.
Os carregamentos entregues este fim de semana são a primeira ajuda humanitária a chegar ao território desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, iniciado a 7 de outubro após o Estado israelita ter sido alvo de ataques com "rockets" e milicianos, que sequestraram mais de duas centenas de pessoas.