Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin diz que a guerra na Ucrânia é uma "batalha pela sobrevivência" da Rússia

Um ano após a invasão, o Presidente russo diz em entrevista à televisão estatal que foi forçado a ter em conta as capacidades nucleares da NATO.

Há um ano que a Rússia invadiu a Ucrânia, gerando um efeito inicial de pânico entre os investidores. Os mercados acalmaram, mas o conflito tem deixado marcas nas finanças globais.
26 de Fevereiro de 2023 às 10:47
  • ...
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o confronto com o Ocidente sobre a guerra na Ucrânia como uma "batalha existencial" pela sobrevivência da Rússia e do povo russo - e disse que foi forçado a levar em conta as capacidades nucleares da OTAN.

Um ano depois de ordenar a invasão da Ucrânia, Putin tem vindo a apresentar cada vez mais a guerra como um momento decisivo na história russa, dizendo que acredita que o próprio futuro da Rússia e de seu povo está em perigo.

"Eles têm um objetivo: dissolver a antiga União Soviética e sua parte fundamental - a Federação Russa", disse Putin à televisão estatal Rossiya 1 numa entrevista gravada na quarta-feira, mas divulgada apenas neste domingo.

Para Putin, o Ocidente quer dividir a Rússia e controlar o maior produtor mundial de matérias-primas, um passo, sublinhou, que pode levar à destruição de muitos dos povos da Rússia, incluindo a maioria étnica russa. "Eu nem sei se um grupo étnico como o povo russo será capaz de sobreviver na forma em que existe hoje", disse Putin.

O presidente russo adiantou mesmo que os planos do Ocidente foram colocados em papel, embora não tenha especificado onde.
Ver comentários
Saber mais Vladimir Putin Rússia Ucrânia Ocidente política diplomacia guerra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio