Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Saiba o que é o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Esta é a primeira vez que Portugal é eleito para este Conselho das Nações Unidas. Criado em 2005, tem por objectivo elevar os direitos humanos ao mesmo patamar institucional com que já são tratadas na ONU as questões de paz e segurança e as relacionadas com o desenvolvimento.

Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete – Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros;
Reuters
Negócios 21 de Outubro de 2014 às 17:43
  • ...

O que é o Conselho de Direitos Humanos?

O Conselho de Direitos Humanos (CDH) é um órgão intergovernamental do sistema multilateral de proteção de direitos humanos das Nações Unidas.

Tem por mandato promover o respeito universal de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinção de nenhum tipo e de maneira justa e equitativa. Está sediado em Genebra e reúne, pelo menos, três vezes por ano, num total de 10 semanas, em sessões ordinárias, que geralmente têm lugar em Março, Junho e Setembro.

 

Quando foi criado?

A decisão da criação de um Conselho de Direitos Humanos foi tomadaem 2005 na Cimeira Mundial, com o objectivo de elevar os direitos humanos ao mesmo patamar institucional com que já são tratadas as questões de paz e segurança (da competência do Conselho de Segurança) e as relacionados com o desenvolvimento (da competência do Conselho Económico Social). Está a funcionar desde 2007.

 

O que o distingue da Comissão dos Direitos Humanos?

Um dos objetivos que presidiu à criação do CDH foi o de ultrapassar o descrédito em que caíra a anterior Comissão dos Direitos, dispondo de uma maior capacidade interventiva e de avaliação independente do cumprimento dos direitos humanos pelos Estados. A criação de uma Comissão de Inquérito Independente sobre a situação de Direitos Humanos na Síria, em 2011, é disso uma ilustração.

 

Quem tem assento?

A repartição geográfica do Conselho é a seguinte: 13 Estados do Grupo África; 13 Estados do Grupo Ásia; 8 Estados do Grupo América Latina e Caraíbas (GRULAC); 7 Estados do Grupo da Europa ocidental e outros (WEOG); 6 Estados do Grupo da Europa de Leste.

 

Os Estados membros das Nações Unidas que não são membros do CDH participam nos trabalhos com o estatuto de observador, sem direito de voto, podendo contudo intervir nos debates, apresentar e copatrocinar resoluções.

 

Para ser eleito para o CDH um país necessita de 97 votos num universo de 193 países votantes (uma maioria absoluta de votos a favor de todos os Estados membros das Nações Unidas). Portugal concorreu a uma das duas vagas disponíveis para o WEOG, tendo apenas Portugal e os Países Baixos apresentado candidaturas neste grupo. 

 

Quais são as prioridades concretas de Portugal para este mandato?

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal dará especial atenção a matérias como a eliminação da violência contra as mulheres, a eliminação de todas as formas de descriminação e a protecção de pessoas e grupos mais vulneráveis. Defenderá a abolição da pena de morte, inspirando-se no facto de Portugal ter sido um dos países pioneiros nesta matéria.

Ver comentários
Saber mais Portugal Conselho de Direitos Humanos ONU Machete
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio