Notícia
Pirataria nos navios atinge nível mais baixo dos últimos cinco anos
Os ataques de pirataria diminuíram no último ano para o número. África Oriental e Ociental continuam a ser as zonas mais afectadas.
A pirataria atingiu o nível mais baixo dos últimos cinco anos, em 2012. No último ano, 297 navios foram alvo de pirataria, o que representa uma descida face a 2011, quando se registaram 439 denúncias. Os dados são avançados pelo relatório global de pirataria “International Maritime Bureau” (IMB) da Câmara de Comércio Internacional (CCI).
Uma diminuição drástica do número de ataques na Somália contribuiu significativamente para a melhoria dos resultados a nível global. África Oriental e Ocidental continuam a ser as áreas mais afectadas, tendo registado 150 ataques, em 2012.
No total, contabilizaram-se 174 navios abordados por piratas, 28 foram sequestrados e 28 atacados. Registaram-se ainda 67 tentativas de ataque.
As marinhas estarão a travar a pirataria ao largo da costa africana, através de ataques preventivos. No entanto os piratas somalis armados mantêm-se como uma forte ameaça.