Notícia
Malmstrom: Próximo presidente dos Estados Unidos e Europa têm de fazer as pazes
A Casa Branca e a União Europeia têm entrado em confronto em vários assuntos, que incluem o comércio internacional, política externa e impostos.
A ex-comissária europeia Cecilia Malmstrom, que foi responsável pela pasta do comércio entre 2014 e 2019 e que agora é candidata a líder da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), veio alertar que as relações entre os Estados Unidos e a Europa têm de ser reparadas.
"Apesar de existirem algumas tensões de momento, temos de tentar repará-las, fortificá-las com quem quer que seja que esteja na Casa Branca depois das eleições em novembro", afirmou Malmstrom, em declarações à CNBC.
A Casa Branca e a União Europeia têm entrado em confronto em vários assuntos, que incluem o comércio internacional, política externa e impostos. Durante o seu mandato como comissária, Malmstrom tentou negociar um acordo com a administração de Obama mas, quando esta foi substituída pela de Trump, o novo presidente considerou que os progressos até à data constituíam um "mau acordo".
Agora, a ex-comissária mostrou-se confiante de que a Europa "pode cooperar com os Estados Unidos", embora com "táticas e prioridades diferentes dependendo de quem está na Casa Branca".
Cecilia Malmstrom foi nomeada pelo governo sueco no início desta semana para substituir Angel Gurria na liderança da OCDE, em junho do próximo ano.